desenvolvendo pessoas desde 2005


VOCÊ S/A - Comunicar da semente para a casca, e não vice versa.

18/03/2011 16:40

 

Tive o prazer recente de revisitar a Itália, e concentrei boa parte de minha viagem na região vinícola da Toscana. Observando as vinícolas, algumas grandes corporações outras pequenas empresas familiares,  percebi nessas organizações que um fator de comunicação fez toda a diferença quando as conhecemos.

Algumas vinícolas se apresentavam de fora para dentro, explicando que produziam o vinho A, B ou C das uvas D ou E. E isso não empolgava muito, por melhor que fosse o vinho. Por exemplo, só na pequena cidade de Montalcino temos 250 produtores do vinho do tipo Brunello, que são autorizados pelo governo e controlados em sua qualidade (sigla DOCG). Não visitei os 250 produtores, mas muitos que se apresentaram mostrando o que fazem somente acabaram parecendo para mim mais um produtor, nada mais. Por melhor que seja o vinho, a comunicação não ajudou a guardar, associar com qualidade, etc…

Do outro lado, algumas vinícolas não apresentam os produtos diretamente, apresentam o porque de existirem, sua paixão por fazer o melhor vinho numa região específica de um micro clima, o cuidado e carinho com cada parreira, apresentam a paixão das pessoas que ali trabalham e o brilho fica claro nos olhos de cada um. Ou seja, os vinhos aparecem depois como produto externo da razão (interna) deles de fazerem o melhor com paixão, fica claro o porque de existirem. Isso nos marca muito mais como consumidores.

Sou apenas curioso em marketing e não especialista, mas acredito que o fato de uma organização conseguir demonstrar o porque de existir de dentro para fora e não comunicar de fora para dentro somente o que faz pode trazer uma associação subjetiva de gosto, de ficar marcado, de fidelização.  Isso ficou claríssimo para mim ao escolher uma vinícola ou um vinho no meio de tantos, e subjetivamente pesa também em nossas decisões diárias de consumo. Exemplo conhecido e falado disso é a Apple, que não vende os produtos. Comunica de dentro para fora, mostrando que tudo que ela faz ela pensa diferente, ela pode mudar o status quo. E a maneira de fazer isso é fazendo produtos com design e simples de usar. A comunicação é diferente.

E você? Já percebeu algum produto ou empresa que comunica o porque e não o o que faz e isso te chamou atenção? Comente.

Por Marcelo Miranda

Fonte: https://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo/2011/03/15/comunicar-da-semente-para-a-casca-e-nao-vice-versa/

—————

Voltar