
desenvolvendo pessoas desde 2005
VOCÊ SA - Afiando o ouvido
29/01/2010 10:50Apesar de muito se falar sobre a qualidade das pessoas de ouvir, mas de fato pouco se prestar atenção no dia a dia no comportamento com relação a esta habilidade, dois fatores específicos me fazem refletir sobre o assunto.
O primeiro é o simples fato de as pessoas não prestarem atenção, não focarem quando alguém tem algo a lhes dizer. Com a correria do dia a dia, com celulares cheios de emails, sms, twitters, etc…, noto uma imensa dificuldade em muitas pessoas de realmente prestarem atenção quando alguém tenta falar. Isso deixa quem fala com a sensação de não ser importante, de o assunto tratado não ter valor. É o que chamamos tempo de qualidade. As vezes é melhor ter 5 minutos de qualidade com alguém do que ficar horas sem foco ou atenção. Outra ponto é a característica que poucas pessoas têm de realmente trazerem para si aquilo que escutaram. Uma das pessoas que sempre inspiraram meu crescimento profissional sempre me disse que a diferença de duas pessoas com mesmo potencial muitas vezes é a capacidade de ouvir, que aquela pessoa que melhor tirar proveito dos feedbacks que receber terá um crescimento profissional mais rápido e duradouro. As vezes prejulgamos aquilo que ouvimos, ou inconscientemente não nos damos espaço para realmente pensar no que nos foi falado. Este são dois pontos que gosto sempre de relembrar e reforçar internamente. Para ouvir uma pessoa, primeiro é preciso realmente dar atenção. E depois realmente estar de coração aberto para ouvir e tratar a mensagem recebida. A arte de ouvir muitas vezes pode nos levar a encurtar caminhos e acelerar nossos passos, e por outro lado gera pontos positivos com aqueles que nos procuram para falar. Você tem prestado atenção realmente nas pessoas e naquilo que as pessoas que falam com você? Escrito por Marcelo Miranda
—————