desenvolvendo pessoas desde 2005


VOCÊ S/A - Gringos: Brasil é opção de emprego

23/03/2011 11:11

Desde o final de 2008, os profissionais estrangeiros têm aterrisado por aqui com maior frequência (leia Estrangeiros no Brasil). Eles chegam ao país em busca de oportunidades de trabalho que não encontram em solo patrio. Nos Estados Unidos a taxa de desemprego está em 10%, o dobro da registrada nos tempos de prosperidade, de 1995 a 2007, e na Europa há países como Espanha e Portugal cujas taxas de desemprego estão na casa dos 20%, mais do que o dobro do indice de cinco anos atrás.

No mês passado, a revista Visão, que é editada em Portugal e circula por diversos países da Europa, publicou em sua edição de fevereiro uma reportagem de capa muito interessante, conclamando os jovens portugueses para que deixem Portugal rumo aos países com melhores indicadores econômicos e, por consequência, com melhores oportunidades de trabalho. Veja capa da publicação abaixo.

VISÃO, edição 938, 24 Fevereiro 2011

Segundo a publicação, há 75,6 mil jovens portugueses formados e sem emprego (o que para lá é um número assombroso) - a taxa de desemprego entre os jovens portugueses até 24 anos é de 23%. Enquanto isso, diz a publicação, há no Brasil 60 mil vagas para engenheiros só em 2011. Nossas escolas, diz a reportagem de Visão, só formam metade desse efetivo. O Brasil, diz a reportagem, é a terra das oportunidades – e não apenas para os engenheiros, diz a revista, mas também para arquitetos e gestores.

De fato, há mais profissionais estrangeiros no Brasil. O número de vistos de trabalhos emitidos para estrageiros aumentou. A vinda dos gringos para cá é bom para o país, para as empresas daqui e para os profissionais brasileiros. Eles, os estrangeiros,  trazem na mala muito know how, uma cultura de trabalho diferente da nossa e, como vem numa situação adversa, têm muita vontade de compartilhar com os brasileiros.

Por José Eduardo Costa

Fonte: https://vocesa.abril.com.br/blog/conversadecorredor/2011/03/16/gringos-brasil-e-opcao-de-emprego/ 

—————

Voltar