
desenvolvendo pessoas desde 2005
VOCÊ RH - Você confia em seu líder?
03/12/2009 19:38Pesquisa revela como anda a confiança do brasileiro em seus chefes
O Korn/Ferry Institute, líder global de soluções para a gestão de talentos, realizou a pesquisa “Índice de Confiança nas Lideranças”, para avaliar os fatores que impulsionam a confiança nos líderes das corporações. Foram analisados pontos como confiança, responsabilidade, características e direcionamento da liderança. Os resultados, que vieram das respostas de 500 executivos de mais de 10 países, mostraram que o índice de confiança na liderança causa impacto direto na satisfação dos colaboradores, na inovação e no crescimento sustentável da companhia.
De acordo com os números, a média global de confiança depositada nos líderes é de 69 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100. Os executivos da América do Norte são os que apresentaram maior porcentagem (75%), seguidos por executivos da Ásia Pacífica (71%), Américas do Sul e Central (ambas com 67%) e Europa (63%).
Analisando os países separadamente, os brasileiros ficaram um pouco abaixo da média, com 68%. Já a Índia foi o país que apresentou o maior índice de confiança (79%), seguida pelos Estados Unidos (78%).
A pesquisa também indagou os executivos sobre a confiança nas lideranças. Novamente, a América do Norte lidera as outras regiões com 82 pontos. Ásia Pacífico vem em segundo lugar (72%). Américas do Sul e Central ficam em terceiro (69%) e a Europa em último (65%). A média global ficou em 72%.
Os executivos também foram questionados se a liderança estava seguindo para a direção correta. O resultado global foi de 29,6 numa escala que vai de -100 a +100. Américas do Sul e Central são as que mais acreditam que as lideranças estão no caminho certo (48,7). Ásia Pacífica aparece em segundo (43,1). Europa corresponde a 24,7 e América do Norte a 12,5.
Num ranking, os elementos mais importantes da liderança segundo os entrevistados são:
1- Habilidade estratégica
2- Habilidade operacional
3- Habilidade pessoal e interpessoal
4- Coragem
5- Energia e iniciativa
6- Performance no gerenciamento financeiro
7- Habilidade de posicionamento organizacional
—————