desenvolvendo pessoas desde 2005


VOCÊ RH - Via de mão dupla

12/01/2011 08:33

 

Márcio Mussarela dá dicas para você melhorar o processo de comunicação corporativa da sua empresa. O primeiro passo é mudar o conceito sobre o ato de se comunicar

 

Mais do que um meio de passar informações, comunicar é um meio de trocas, no caso do universo corporativo, entre empresa e colaboradores. O problema é que, segundo o comunicador corporativo Márcio Mussarela, a maioria das organizações ou não sabe ou não se lembra disso.


Ao longo da palestra “Como melhorar o processo de comunicação corporativa” apresentada no XII Encontro das Melhores Empresas para Você Trabalhar, o também blogueiro da Revista Você s/a explicou que a comunicação permeia todo e qualquer acontecimento de uma empresa. Além disso, ela tem basicamente três focos: a ação, a transformação e a adesão. Para todos estes, a forma como se comunica se faz importante. “Se a interface de comunicação não é alinhada, se ela não favorece a comunicação ela não tem valor", alerta Mussarela.


A ideia, então, é basear a troca de informações da sua empresa em três pilares: estética – a forma de se comunicar –; a intenção – por que se comunica –; e conexão – a relação entre os emissores e receptores da comunicação. E este último item é mais importante na opinião do palestrante. “Conexão é a empatia, é fazer o outro se sentir parte do que você está comunicando e também ouvir o que as pessoas têm a dizer.”


Nesse processo de trocas, os líderes da empresa desempenham um papel fundamental. Isso porque, as conexões com os colaboradores precisam ser uma recompensa, não uma ameaça ou castigo. Não sabe como fazer isso ou precisa capacitar os seus gestores para serem melhores comunicadores? Confira abaixo as dicas de Márcio Mussarela:


1. Ouça – demonstre interesse genuíno pelos colaboradores. Ouça antes de comunicar para poder impactar com a sua fala. Ouça enquanto você comunica para poder adaptar a sua fala e se expressar melhor. Ouça depois de comunicar para saber o que o outro tem a dizer.


2. Alinhe – tenha um discurso alinhado, de modo a criar um ambiente de cooperação.


3. Compartilhe – utilize histórias e experiências que viveu para ilustrar sua fala. Compartilhe os seus conhecimentos. Usar metáforas é um recurso interessante também.


4. Motive – incentive uma paixão. Pergunte e descubra quais são os hobbies dos seus colaboradores, quais são suas atividades favoritas, do que eles realmente gostam.


5. Conecte-se – a capacidade de se conectar ao outro é algo que já nasce com o ser humano. É um instinto. Por isso, desenvolva essa capacidade de empatia e mude a comunicação de mão única na sua empresa. Está na hora da comunicação corporativa se conectar e se entender como um meio de trocas!

Por Anna Carolina Oliveira

Fonte: https://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_604829.shtml

—————

Voltar