desenvolvendo pessoas desde 2005


VOCÊ RH - Comunicação e Transparência Corporativa

10/02/2011 10:21

O ato de comunicar nas empresas deve estar ligado a ética e a coerência, segundo Maria José da Costa Oliveira, do Grupo Veris

 

Coordenadora de Graduação de Comunicação Social do Grupo Veris Educacional, Maria José da Costa Oliveira, explorou o assunto sobre a comunicação estratégica. Durante a palestra intitulada “Comunicação e Transparência Corporativa: Do discurso à prática... Do real ao ideal”, a convidada apresentou algumas mudanças no processo comunicativo. 

Em primeiro lugar, Maria José explicou que a comunicação deve ser entendida como uma ferramenta estratégica de negócio. Dessa forma, ela precisa ser integrada em todas as áreas e feita de forma transparente. “O foco da comunicação de hoje está na ética e na coerência”, comenta. 

De acordo com a professora, é possível identificar outra mudança: a forma com que a empresa se enxerga. Mais do que uma unidade econômica, ela é atualmente uma unidade social, por isso a importância de se comunicar e se relacionar com o pessoal interno e externo. “As empresas constituem apenas um dos grupos sociais, não sendo o centro. Elas são apenas parte de algo muito maior.” 

A contribuição do RH
Sobre o relacionamento estabelecido nas organizações, Maria José afirma que o setor de RH desempenha um papel valioso. É ele que vai ajudar na disseminação do conceito do funcionário como cidadão com voz dentro da empresa. “Por meio das políticas de Relações Humanas, você cria possibilidades de participação, de modo que a pessoa pode dar sugestões e se sentir valorizada no trabalho.” 
 

 

Além disso, esse departamento ainda atua na consolidação da comunicação estratégica. Isso porque o ideal é o RH incluir o valor da responsabilidade social, da ética e da transparência na sua própria gestão, refletindo tais conceitos nas suas atividades. 

Por Anna Carolina Oliveira

Fonte: https://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_543048.shtml

 

 

—————

Voltar