desenvolvendo pessoas desde 2005


Época - Bom relacionamento com o chefe faz bem à saúde

30/11/2010 11:34

Ninguém gosta de chefe chato, que não sabe ouvir, não sabe orientar, dá um jeito de sempre levar o mérito em cima do trabalho da equipe ou não reconhece um trabalho bem feito. Ao longo de uma vida de trabalho, é quase impossível evitar topar com alguém assim, já que 95% da força de trabalho mundial responde a alguém. O que nem todo mundo sabe é que uma relação ruim com o seu superior, além de afetar a produtividade no trabalho, pode fazer mal à saúde.

O estudo “Liderança e doenças do coração entre os funcionários”, desenvolvido por pesquisadores suecos com mais de 3100 pessoas durante dez anos, mostrou que quem não tem um bom relacionamento com o chefe sofre até 40% mais com doenças cardíacas. E esses casos não são a exceção: 75% dos empregados apontam a relação com o chefe como a parte mais estressante de seu trabalho.

O chefe está na mira de todos. Ele, além de fazer o próprio trabalho, lida com o estresse de ser observado e julgado tanto pelo subordinado quanto pelo superior. A pressão decorrente dessa avaliação pelos dois lados facilmente provoca irritação além do normal, de acordo com a pesquisadora Susan Fiske, da Universidade de Princeton. É importante que o funcionário entenda isso e tente se posicionar na equipe para cultivar a melhor relação de trabalho possível. Também é importante que o chefe tenha controle emocional e algum preparo para coordenar pessoas. Por fim, ajuda muito se a empresa tiver uma cultura de trabalho mais moderna, que busque resultados e eficiência sem massacrar as pessoas nem incentivar as relações doentias. Se nada disso funcionar, é provável que o chefe descarregue no subordinado. Aí, não há saúde que aguente.

E você, acha que o relacionamento com os chefes e colegas afeta a sua saúde em alguma coisa?

Por: Carlos Giffoni

Fonte:https://colunas.epoca.globo.com/trabalhoevida/2010/11/30/bom-relacionamento-com-o-chefe-faz-bem-a-saude/ 

—————

Voltar